Reflexões

Eu não vivo mais no passado

Quanta mágoa e tristeza carregamos no peito. Sofrimentos e sentimentos que nos mantém acorrentados aos solitários calabouços do passado. Dizemos que temos facilidade em perdoar. Que não queremos mal, muito menos vingança. Mas toda lembrança da situação que nos machucou vem carregada de emoção. Tristeza, irritação e até raiva disfarçada.
Para perdoar completamente não é preciso esquecer o ocorrido ou a pessoa. Não é preciso voltar a confiar. Nem a conviver.

Contudo, é preciso aceitar que não dá mais para mudar o que já foi. Que não adianta vivermos aprisionados há um tempo que não volta mais. Aqueles que nos causaram sofrimento, fizeram o melhor que podiam naquele momento. Fizeram de um jeito diferente do que faríamos, pois veem a vida através de outras lentes. Foram instrumentos para auxiliar na nossa modificação interior. E algum dia também irão refletir, reconhecer, amadurecer e mudar o que for necessário. Em seu próprio tempo.

Por isso, eu te proponho, procure lidar com os seus sentimentos com relação à atitude do outro. Identifique quais são as emoções que ainda aparecem. Pergunte-se por quê elas ainda existem? E o que você pode fazer para que elas desapareçam? Tentar ser mais compreensivo, empata, humilde, generoso? Que aprendizado tudo isso te trouxe? Quais virtudes você precisa desenvolver para que essas emoções sejam reequlibradas?

A ideia é que aos poucos você se lembre da situação e da pessoa sem que isso te incomode e te desestabilize emocionalmente. Faça o que puder para libertar-se das correntes dessa prisão interior que ainda lhe atormentanta a alma. Assim o perdão e a cura acontecerão. Você irá parar de olhar pra trás e sobrará mais tempo e energia para viver a alegria do agora.

Repita todos os dias: “eu tenho um passado, mas não vivo mais lá”. Viva o presente!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.